sábado, 21 de julho de 2012

Recursos do Android

Olá pessoal,

Hoje venho apenas listar algumas recursos que o SDK do Android disponibiliza para o desenvolvedor. Para quem está acostumado a programar nas linguagens Microsoft, assim como eu, irá notar uma grande diferença a nível de acesso a hardware e compatibilidade com dispositivos que o Android disponibiliza ao desenvolvedor. Além disso irá perceber o quanto a API do Android é completa.

Acesso ao hardware

As APIs do Android permitem que o desenvolvedor acessar a camera, o GPS e os sensores do celular sem restrição por dispositivo. O Android facilita a vida do desenvolvedor neste ponto apenas informando sobre a existencia ou não do recurso aparelho e provendo ao acesso sem que o desenvolvedor se preocupe em mapear o hardware.

Transferência de Dados

O Android tem em sua API o suporte necessário a transferência de dados através de Bluetooh, Wi-fi e NFC.

Serviços de Localização

Com as APIs do Android o desenvolvedor pode utilizar Google Maps para desenvolver aplicativos baseados em serviços de localização. Para utilizar se utilizar do posicionamento, o Android utiliza o GPS do aparelho. Vale destacar neste ponto que o desenvolvedor pode capturar uma endereço através das coordenadas do mapa ou capturar as coordenas a partir de um endereço

Serviços em segundo plano

A estrutura do Android permite que aplicações background sejam desenvolvidas e executadas nos dispositivos que o hospedam. Estas aplicações executam sem que o usuário perceba executando ações relevantes ao sistema. A interação entre um processo em background e o usuário é feito através de disparo do LED ou notificações na área especifica do Android. Um bom exemplo deste tipo de aplicação é o Facebook, que mostra as notificações de mensagens, postagens e eventos na área de notificações do Android, lembrando que este serviço  roda constantemente buscando estas informações.

Banco de Dados SQLite

Dentro do Android é possivel armazenar e recuperar dados em um banco de dados especifico. Interessante do Android é que cada banco de dados só é acessado pela aplicação que o criou. Mas daí como desenvolvedor você pensa: "Como assim? e se eu quiser desenvolver duas aplicações que acessam o mesmo banco de dados? Não posso?". A resposta é "sim, pode" por que o Android permite a comunicação entre aplicativos, então o desenvolvedor pode criar um aplicação utilizando o design pattern Facade para permitir a troca de informações.

Comunicação entre aplicações

Você pode interagir entre aplicações do Android, a ponto de poder trocar a tela de chamada ou o teclado sem ter problemas. É possivel receber e enviar informações entre aplicações.

Widgets

É possivel criar aplicações que interagem diretamente com o usuário através da sua homescreen. Os widgets pode ser considerados como uma porta de entrada para o aplicativo principal, pois geralmente tem um resumo das informações mais importantes do aplicativo. O aplicativo do Gmail tem um widget que fica na homescreen mostrando apenas alguns e-mails, se houver a necessidade ver todos os e-mails, basta um toque na tela que o sistema principal é iniciado.

Suporte a midia e a gráficos 2D e 3D

Dentro do Android é possivel trabalhar com diversos tipos de arquivos multimídia através de acesso ou manipulação dos arquivos.

Troca de mensagens com a nuvem.

O Android possui ferramentas para a troca de mensagens entre os dados que estão na nuvem e o dispositivo em tempo real e com pouca transferência de dados.

Bom, por hoje é só isso.

Logo, chegaremos ao início dos códigos.

Abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário