quarta-feira, 25 de julho de 2012

A primeira aplicação - Preparação da Virtual Machine (AVD)

Olá pessoal, vamos para a segunda parte da nossa primeira aplicação. Hoje vamos ver como configurar um dispositivo virtual para testarmos nossa aplicação. Se você leu o post anterior deve ter baixado o SDK do Android e ter baixado os SDKs de desenvolvimento. Neste post iremos criar um dispositivo virtual com Android 4.0.3.

Os passos para a criação da Android Virtual Device, que daqui para frente vou chamar de AVD, seguem abaixo:


Abra o AVD Manager na pasta do SDK do Android. Repare na figura abaixo que eu já tenho algumas maquinas criadas. Propositalmente eu nomeei as minhas AVDs com este formato de nome, mas você é livre para usar o nome que desejar. O AND é de Android, os dois numeros do meio indicam a versão numérica do Android e o final o número da API usada. 



Se você quiser ter uma boa referencia sobre as versões e os níveis de API acesse http://developer.android.com/about/dashboards/index.html.

Para criar nossa AVD clique no botão "New...". Irá aparecer uma caixa de diálogo como a imagem abaixo mostra, e iremos configurar como os mesmos parâmetros:


Vamos conhecer o que estes campos significam:

Name - Identificação da AVD.
Target - Versão do Android e nivel de API
CPU/ABI - Tipo de processador que será emulado.
SD Card - Podemos definir um tamanho ou escolher um arquivo que irá servir como o SD Card do telefone.
Snapshot - Habilitamos ou não a opção de salvar o status da máquina.
Skin - Aqui escolhemos o formato que a AVD será apresentada. Neste caso escolher uma tela de 800px de altura.

Clique em "Create AVD", ele irá exibir uma mensagem de sucesso algumas definições do AVD. Veja que agora você terá uma nova AVD na sua lista, vamos iniciá-la, selecionando-a e clicando em Start. Será exibida uma tela com alguns parametros que podem ser configurados antes da execução, eu não fiz modificações e executei.

Geralmente a AVD demora um pouco para carregar.

Esta é a visão da AVD em processo.


Repare que você tem a sua disposição um teclado e as teclas de comando de um aparelho comum.

O próximo post que finaliza esta série de 3, vamos começar a colocar a mão na massa com um pouco de código. Estou pensando em começar com um exercício um pouco mais forte do que um Hello World, portanto o próximo post pode demorar um pouco.

Abraço

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