terça-feira, 24 de julho de 2012

A primeira aplicação - Preparação do ambiente

Olá pessoal,

Hoje quero iniciar uma série de 3 postagens sobre o desenvolvimento de nosso primeiro aplicativo em Android. Será algo como um Hello World para termos os primeiros contatos com a linguagem. Vou dividir em três partes para que possamos entender como um todo o que é necessário para desenvolver para esta plataforma. As três postagens serão:

  • A primeira aplicação - Preparação do ambiente
  • A primeira aplicação - Preparação da Virtual Machine (AVD)
  • A primeira aplicação - Mãos no código.

Vamos começar por esta então, a preparação do ambiente.

Antes de começar é preciso saber que para desenvolver para Android não é necessário se preocupar com qual sistema operacional será usado para o desenvolvimento. As ferramentas para desenvolvimento Android geralmente suportam os sistemas operacionais mais comuns no mercado.

Para começar será necessário fazer o download de algumas ferramentas:


A instalação do JDK é simples, bastando seguir o famoso "Next...Next...Finish".

A configuração do Android SDK também é simples. Depois de baixado basta executar SDK Manager para selecionarmos as versões de Android, para as quais temos a intenção de desenvolver. É uma boa prática baixar o SDK mais atual para aproveitar todos os recursos, e instalar também o pacote de suporte a versões antigas para garantir que o software irá funcionar nas versões anteriores.

Após executar o SDK selecione as ferramentas que deseja e clique em Install <n> Packages. Você terá que aceitar os contratos e confirmar para que o SDK Manager faça os downloads.

Repare que no meu caso, eu instalei as ferramentas de desenvolvimento e o SDK 4.1 completo.


O Eclipse precisa ser configurado para receber o ADT que é um plugin que facilita o desenvolvimento para Android com Eclipse integrando as ferramentas de desenvolvimento.

Para configurar o ADT é necessário seguir os seguintes passos:
  1. Execute o Eclipse
  2. Entre no menu Help - Install new software...
  3. Clique no botão Add
  4. Irá aparecer uma caixa de diálogo solicitando o nome e a localização do novo repositório. Para facilitar nosso entendimento coloque o nome como Android Developer Tools e cole a url https://dlssl.
  5. google.com/android/eclipse/ no campo location e click em OK.
  6. Na tela de trás irá mostrar todos os serviços disponiveis marque todos e click em NEXT.
  7. Aceite os termos de licença.
  8. Quando a instalação terminar, reiniciei o Eclipse.
É interessante saber se há atualizações para o ADT, então de tempos em tempos, a partir do Eclipse entre em Help - Check for Updates para manter o software atualizado.

Com estes passos você já tem o ambiente semi pronto para desenvolver sua aplicação. No próximo post, vou explicar como criar um dispositivo virtual para testar a nossa aplicação conforme estivermos desenvolvendo.

Abraço a todos










Nenhum comentário:

Postar um comentário